Ultrassonografia Ocular
A ultrassonografia ocular é bastante utilizada como ferramenta no auxílio de diagnósticos de doenças oculares de cães e gatos. É um exame solicitado pelo veterinário oftalmologista, pois permite a avaliação do interior do olho, já que a sua visualização direta pode estar impossibilitada devido a alguma doença que cause uma opacidade ocular. Além disso, a região retrobulbar (fundo do olho) também pode ser avaliada.
O exame geralmente é realizado com os pacientes conscientes e utiliza-se colírio anestésico para seu conforto. Caso haja necessidade, realiza-se sedação. Aplica-se o gel lubrificante diretamente no globo ocular, com o proprietário mantendo as pálpebras abertas e segurando a cabeça do paciente.
Existem várias doenças oculares detectáveis pelo ultrassom, dentre elas: luxação e ruptura do cristalino, tumores, cistos, catarata e seus vários estágios, traumas oculares, hemorragias, descolamento da retina, corpos estranhos, processos inflamatórios, alterações no nervo óptico, entre outras. O acompanhamento e estadiamento de doenças também podem ser realizados, conforme a necessidade clínica do paciente.
Radiografias, tomografia computadorizada e imagem por ressonância magnética são outras modalidades de diagnóstico por imagem capazes de fornecer informações detalhadas sobre o olho, a órbita e os tecidos ao redor.
Camila de Andrade Sarkis CRMV SP 33754
Médica veterinária especialista em diagnóstico por imagens
Comentários