Skip to main content
Doenças

Sabe o que é Sepse?

By 16 de setembro de 2021No Comments

Sabe o que é Sepse?

 

A Sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. A Sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada.
Na verdade, não é a infecção que está em todos os locais do organismo. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente da infecção. Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários dos órgãos do paciente.

Por isso, o paciente pode não suportar e vir a falecer. Esse quadro é conhecido como disfunção ou falência de múltiplos órgãos. O aumento da incidência da sepse exige a adoção de urgentes medidas para seu enfrentamento em decorrências das implicações que traz para os animais.

O crescimento da população idosa e do número de pacientes imunossuprimidos ou portadores de doenças crônicas está entre os fatores que facilitam o desenvolvimento de infecções graves. Este grupo merece cuidados especiais, pois constituí um contingente mais vulnerável às complicações decorrentes deste agravo.

Estimativas apontam a existência de aproximadamente 600 mil novos casos de sepse, em humanos, a cada ano no Brasil., sendo que as consequências da sepse são responsáveis pelas causas de 16,5% dos atestados de óbitos emitidos, ou seja, em torno de 250 mil casos.

Trata-se de um grave desafio para a medicina veterinária. É necessário que todo médico veterinário estabeleça um protocolo para o reconhecimento precoce e o tratamento da sepse, de modo a encaminhá-los para o diagnóstico e tratamento adequado e o mais rápido possível. A gravidade da Sepse e a importância fundamental de sua detecção logo aos primeiros sinais clínicos são os primeiros passos que fazem a diferença entre a vida e a morte, a saúde e a doença. Exames hematológicos (hemograma, creatinina, albumina, lactato, ALT, hemogasometria, etc..) juntamente com exames radiográficos e/ou ultrassonográficos são indispensáveis para identificação da Sepse.

Fique atento aos sinais clínicos como: vômito diarréia, indisposição, perda de apetite, dor abdominal, respiração ofegante e febre. Sempre que seu animalzinho apresentar qualquer alteração física ou comportamental, leve ao seu veterinário de confiança para uma avaliação.

 

M.V. José Eduardo Laus Filho
CRMV: 29265
Responsável pelo Setor de Internação do Endovet

Leave a Reply

Inicie uma conversa
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Conte pra nós qual é a sua necessidade.